Saiba como usar corretamente o filtro solar

Apesar de o verão ainda nem ter começado oficialmente no nosso país, os termômetros já andam marcando temperaturas pra lá de quentes na casa dos 40 graus. E, por si só, acho que esse já é um motivo bastante convincente para acreditar que realmente o filtro solar deve ser usado todos os dias, não? Pois então. O filtro solar – ou protetor solar, como preferirem – não deve ser considerado um item necessário na bolsa de praia e sim um item indispensável no nosso dia a dia, inclusive no inverno, quando os raios UVA e UVB continuam presentes até nos dias mais frios.

Estes raios ultravioletas são capazes de causar não só insolação, lesões e queimaduras, mas também, em casos mais graves, até câncer de pele. Eles também são os maiores responsáveis pelo processo de fotoenvelhecimento, causador da flacidez, das rugas e das manchas na pele. Não vai querer dar esse mole, né bonita?

Saiba como utilizar o produto corretamente e aproveitar de forma integral e eficaz todos os seus benefícios:

filtro-solar

1 – O filtro solar deve ser usado nas áreas que ficam mais expostas e suscetíveis aos efeitos negativos do sol, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos (estas principalmente pois são as que mais sofrem com a exposição).

2 – Mesmo cobiçado, não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas, quando a incidência dos raios ultravioletas se torna muito maior.

3 – O filtro solar normalmente deve ser reaplicado a cada duas horas, ou em casos de transpiração excessiva ou contato com qualquer outro material que possa remover o produto da pele, incluindo a água do mar.

4 – Use filtro solar todos os dias, em todas as estações do ano. A incidência dos raios UV se mantêm praticamente a mesma tanto nos dias ensolarados quanto nos dias nublados. Até mesmo nos dias de chuva eles estão lá.


5 – Não há idade mínima para começar a utilizar o produto diariamente. Especialistas afirmam que os efeitos nocivos do sol causam danos à pele desde os primeiros anos de vida, por isso a importância de se utilizar protetor solar desde a infância, atentando-se para o tipo de produto recomendado para cada faixa de idade.

6 – O filtro solar nunca deve ser menor do que 15 FPS, até mesmo para peles morenas. O ideal é utilizar produtos a partir de 30 FPS. A variação deste valor irá depender de acordo com a necessidade de cada pessoa, como a presença de alguma doença relacionada ao sol, cor da pele, manchas ou procedimentos dermatológicos.

7 – Se você tem a pele oleosa, prefira os produtos feitos a base de gel ou gel creme. Eles possuem os mesmos benefícios de um filtro solar comum e são os mais indicados também para os adolescentes.

8 – Se sua pele é normal, mas mesmo assim você não se sente confortável com a consistência dos produtos em creme, há muitas outras opções no mercado como protetores em spray, aerosol, mousse e até em pó.

9 – Prefira produtos que tenham em sua fórmula ativos hidratantes e antioxidantes, como a vitamina E. Eles ajudam a reforçar não só o poder da proteção do produto, como também da hidratação e da prevenção do envelhecimento cutâneo.

10 – E se, depois de todas estas dicas, você ainda deu uma escorregadinha no uso do protetor solar, não tem problema. Utilize produtos pós-sol, como loções a base de aloe vera e azuleno, para hidratar e acalmar a pele, promovendo uma recuperação mais rápida.

Portanto, a partir de hoje, não esqueça o seu filtro solar antes de sair de casa! 🙂

add comment