EUA proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos

EUA proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos

Você sabia que as micropartículas plásticas presentes nos cosméticos e nos produtos de higiene pessoal contribuem para a contaminação e intoxicação de pelo menos 90% das aves marinhas? Pois é. É difícil pensar que aquelas minúsculas bolinhas – que ajudam a esfoliar a pele e a deixá-la mais bonita – podem ser uma das responsáveis pela mortalidade de peixes e aves nos oceanos.

Preocupados com a preservação do meio ambiente, os Estados Unidos anunciaram recentemente a proibição do uso de micropartículas de plástico em cosméticos e produtos de higiene pessoal, com o objetivo de reduzir a contaminação dos recursos hídricos e preservar a vida dos animais no oceano e também – porque não? – dos seres humanos. Vale lembrar que alguns estados do país já mantinham regras quanto ao uso dessas partículas como o Illinois, onde o uso é proibido, e o estado da Califórnia, onde as indústrias pagam altas taxas caso usem esse tipo de substância em seus produtos.

A lei só entrará em vigor em 1º de julho de 2017 e, até essa data, as fabricantes terão que rever suas fórmulas e buscar alternativas para se adequarem à nova regra. Vejam um vídeo postado pelo The Huffington Post para entender melhor o assunto:


https://www.facebook.com/HuffingtonPost/videos/10153576545496130/?fref=nf

Aposte em cosméticos naturais

Não se sabe ainda qual será o impacto dessa medida no Brasil – já que a regra se restringe aos produtos fabricados nos Estados Unidos – mas você já pode fazer a sua parte buscando alternativas para diminuir o consumo de produtos que contenham esse tipo de partícula. Você pode apostar em marcas que utilizam ingredientes naturais como a Lush, que eu mostrei nesse post aqui, ou também em esfoliantes caseiros feitos com ingredientes baratinhos e fáceis de encontrar como o sal, açúcar e a farinha.

 

add comment